Entidades sindicais lançam manifesto
14 de julho de 2010 | Autor: Assessoria de comunicação do SINTERN
Fonte: Assessoria de comunicação do SINTERN

    As centrais sindicais, federações e sindicatos lançaram de forma conjunta um manifesto em defesa do saneamento público do Natal. A divulgação do documento acontece na véspera de uma mobilização também realizada de forma articulada pelas entidades sindicais. O documento externa o repudio da Frente Municipal contra a Privatização do Saneamento do Natal contra o processo de privatização dos serviços de tratamento de água e esgotos da cidade desencadeado pela prefeita Micarla de Sousa. Trata-se do maior manifesto do movimento sindical dos últimos anos e que mostra unidade e determinação da classe trabalhadora contra o projeto neoliberal de desmonte da CAERN.


    Amanhã, dia 15 de julho de 2010, as entidades promoverão uma carreata. A concentração de dará a partir das 8h em frente ao prédio da sede da CAERN. O destino final será a Câmara Municipal do Natal.


A classe política também tem manifestado apoio ao movimento. O deputado Estadual Fernando Mineiro e o vereador George Câmara estão entre os que aderiram a Frente.


    Veja abaixo o manifesto da Frente contra a privatização do saneamento do Natal na integra:

MANIFESTO DA FRENTE MUNICIPAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO DO NATAL

A FRENTE DE DEFESA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO PÚBLICO DO NATAL, VEM A PÚBLICO SE MANISFESTAR CONTRA A INTENÇÃO DA PREFEITURA DA CIDADE DO NATAL DE PRIVATIZAR O SANEAMENTO.
ESSA RETOMADA DE TENTATIVA DE PRIVATIZAÇÃO OCORRE APÓS UMA GRANDE LUTA DURANTE O ANO DE 2009 E QUE TEVE O APOIO DE AMPLA PARCELA DA SOCIEDADE E QUE CULMINOU COM A DERROTA DA PROPOSTA NA CÂMARA DE VEREADORES DE NATAL.


MUITO NOS ESTRANHA A NUDANÇA DE POSIÇÃO DA PREFEITA MICARLA DE SOUSA, COM RELAÇÃO À PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO EM PLENO PROCESSO ELEITORAL.


TODOS SABEM QUE A ALTERNATIVA PARA SUPERAR AS DEFICIÊNCIAS DO SANEMANTO NÃO PASSA PELA PRIVATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS. A SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS PASSA PELA APLICAÇÃO ADEQUADA DOS RECURSOS FINANCEIROS DISPONIBILIZADOS PELO PAC, PELO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E PELA IMPLANTAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO E CONTROLE SOCIAL SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS.


ESSA TENTATIVA DE GOLPE DA PREFEITURA DO NATAL COLOCA NA CONTRAMÃO DA EXPECTATIVA DA SOCIEDADE QUANTO AS POSSIBILIDADES DE SE ALCANCAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO, COMO O ABASTECIMENTO DE ÀGUA EM QUANTIDADE E QUALIDADE ADEQUADAS, COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO, BEM COMO A POLITICA DE COLETA E DESTINAÇÃO ADEQUADA DOS RESIDIOS SÓLIDOS E DE DRENAGEM.


A CAERN TRABALHA A MAIS DE 40 ANOS NO SANEAMENTO NA CIDADE. NESTE PERÍODO CONSTITUIU, COM MUITO ESFORÇO, UM PATRIMÔNIO TÉCNICO E TECNOLÓGICO DE QUALIDADE. SEUS TRABALHADORES (AS) NUNCA MEDIRAM ESFORÇOS PARA ATENDER DA MELHOR FORMA POSSIVEL A POPULAÇÃO DA CIDADE, INDEPENDENTE DO GOVERNO ESTADUAL E MUNICIPAL QUE ESTIVER À FRENTE DO EXECUTIVO OU MESMO EM VIRTUDE DO CONSTANTE SUCATEAMENTO VIVIDO PELA EMPRESA.


A EXPERIÊNCIA TEM MOSTRADO QUE A PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO AUMENTA AS TARIFAS, PRECARIZA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E IMPÕE QUEDA NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS A LÓGICA QUE NORTEIA A RELAÇÃO DO SETOR PRIVADO É O LUCRO.


PRIVATIZAR O SANEAMENTO EM NATAL SIGNIFICA IMPOR UM GRAVE PREJUIZO AO SANEAMENTO EM TODO ESTADO, AFINAL, TODOS SABEM QUE É NA CAPITAL POTIGUAR QUE A EMPRESA OBTÉM SUA MAIOR ARRECADAÇÃO QUE POSSIBILITA INCLUSIVE OS INVESTIMENTOS EM OUTRAS CIDADES MAIS POBRES.


POR TUDO QUE FOI EXPOSTO, AS CENTRAIS SINDICAIS, FEDERAÇÕES E SINDICATOS VÃO REALIZAR NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 15 DE JULHO, UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DO SANEAMENTO PÚBLICO DO NATAL.   A CONCENTRAÇÃO SERÁ REALIZADA ÀS 8H EM FRENTE AO PRÉDIO DA CAERN PARA SAIR EM CARREATA PARA A PREFEITURA MUNICIPAL E EM SEGUIDA PARA A CÂMARA MUNICIPAL.

PELA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO
EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO COM QUALIDADE E CONTROLE SOCIAL
FRENTE MUNICIPAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO

CUT, CTB, NCST, CONLUTAS, FORÇA SINDICAL, CNTI, FNU, FTI, FASUBRA, SINDÁGUA/RN, SINDICATO DOS PETROLHEIROS, SINDICATO DOS BANCÁRIOS, SINDICATO DOS ODONTÓLOGOS, SINDICATO DOS CALÇADOS, SINDICATO DOS ALFAITES E COSTUREIRAS, SINDICATO DOS CORREIOS, SINDICATO DOS ELETRICIÁRIOS, SINDICATO DOS ENGENHEIROS, SINDSAÚDE, SINTEST, SINTSEF/RN, SINDHOTELEIROS/RN, PSTU, GÁS PARA RN, MANDATO DO DEPUTADO FERNANDO MINEIRO E MANDATO DO VEREADOR GEORGE CÂMARA.