SINTERN participa do planejamento da campanha salarial dos eletricitários da Eletrobrás
10 de abril de 2011 | Autor: Direção do SINTERN

Sindicalistas dos Estados do Ceará, Alagoas , Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estiveram reunidos nos dias 24 a 26 de fevereiro no Planejamento da Campanha Salarial dos trabalhadores da Chesf. A reunião foi realizada em Recife pela FRUNE e Intersindical Nordeste, e teve a participação do SINTERN, que foi representado pelos diretor Ari Santos.

As propostas foram debatidas e incluídas na Pauta Nacional e Específica, que vai servir de base para a negociação do ACT 2011-2012 dos trabalhadores da Chesf e das outras empresas do Grupo Eletrobrás.

Prioridades – A redação da Pauta de Reivindicações foi concluída em Fortaleza, no dia 14 de março, cidade na qual foi realizado no período de 16 a 18 de março o Seminário da Campanha Salarial dos Eletricitários do Grupo Eletrobrás também contou com a participação do citado diretor do SINTERN.

Neste evento, os sindicalistas de todas as regiões do país definiram as prioridades nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho Nacional e dos Acordos específicos. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) terá atenção especial nas discussões.

Renovação – Outro ponto que vai mobilizar a categoria é a renovação das concessões do setor elétrico. De acordo com dados apresentados pelo Dieese, as concessões de 58 hidrelétricas vão vencer entre os anos de 2013 e 2017. A FNU fará, em parceria com os sindicatos filiados, uma campanha nacional pela renovação das concessões.