SINTERN sedia Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2011/2012
15 de setembro de 2011 | Autor: Direção do SINTERN

A direção do SINTERN estará realizando em natal/RN nos dias 16 e 17 de setembro de 2011 o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2011/2012. O evento vai reunir os dirigentes sindicais da Intersindical Neoenergia.

O Seminário tem como objetivo definir as estratégias unificadas de luta. Ainda será feita uma ampla avaliação da conjuntura econômica nacional e da realidade financeira das empresas do Grupo Neoenergia.

Durante o evento ainda será apresentado o resultado da pesquisa para a composição da pauta de reivindicações dos trabalhadores para o Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012. Durante o evento será feita uma análise desta pesquisa de modo que seja apresentada nas assembléias aos trabalhadores para que se façam os encaminhamentos finais de luta.

Foi através da unificação da luta sindical que a categoria obteve importantes avanços salariais e nos benefícios aos trabalhadores. Daí a razão de se planejar ações tais como mobilizações, estratégias de negociação e formas de comunicação.
Veja abaixo a programação do Seminário:

Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2011/2012
Neoenergia (CELPE, COELBA e COSERN)
16 e 17 de setembro de 2011 - Hotel Monza – Natal/RN

Dia: 16.09.2011 - (Sexta Feira)

9h – Abertura
Painel 1 – Tema: Análise Econômica e Política em uma conjuntura de crise
Apresentação: Presidente da FRUNE – Edvaldo Gomes
Coordenação: Presidente do SINTERN - José Fernandes

12h – Intervalo almoço

14h – Painel 2 – Balanço da campanha unificada: histórico, acertos e equívocos e novas ações (discussão em plenário)
Representantes do Sindurb-PE, Sinergia-BA e do Sintern-RN
Coordenador: André Monteiro – FRUNE
Secretaria:

Dia: 17.09.2011 – (Sábado)

9h – Painel 1 – A conjuntura econômica nacional e os cenários das negociações salariais
Apresentação: DIEESE – Melquizedeque
Coordenação: Maria Cristina – SINERGIA/BA
Secretaria:

11h – Painel 2 – Pesquisa de planejamento  da Campanha Salarial 2011 dos Eletricitários de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte: Análise, conclusões das recomendações/sugestões dos trabalhadores como pontos da estratégia da campanha salarial

Apresentação: SINTERN, SINDURB/PE e SINARGIA/BA

12h – Intervalo almoço

14h – Planejamento e Estratégias da campanha salarial
1. Debate da pré-pauta recomendada pelos trabalhadores através da pesquisa combinada com a pauta de 2010 (eleger comissão da pré-pauta);
2. Definição dos eixos da campanha com base na pré-pauta definida (debater em plenário e definir no máximo 5 itens);
3. Plano de Mobilização e definição das Comissões de Estrutura, Mobilização e Institucional (com a definição das respectivas tarefas);
4. Estratégia de negociação e definição da Mesa de Negociação.

17h – Encerramento

OBS: No dia 15.09.2011 – a partir das 15h a Diretoria dos três Sindicatos se reunirão para elaborar pauta unificada – no SINTERN.