SINTERN faz nova denuncia ao Ministério Público sobre terceirização na COSERN
20 de março de 2012 | Autor: Direção do SINTERN

A direção do SINTERN mais uma vez denunciou o desrespeito da COSERN para com as decisões do Ministério Público do Trabalho da 21º Região, bem como, sobre ação da 1º Vara do Trabalho do TRT/RN, em relação a execução do TAC contra a terceirização do serviços fins não cumprido pela Cosern desde 2000.

O Sindicato não pode ficar omisso com relação à terceirização das atividades fins da COSERN especialmente quando o MPT-21º região executa o TAC, e a ação civil publica é acatada pela 1º vara  do TRT/RN, que determinou a EXPEDIÇÃO DE MANDATO DE CITAÇÃO, com aplicação de multa de R$ 1.350.786,116,64, além de exigir  comprovação da abstenção de contratação de empresas ou a manutenção de empregador de prestadoras de serviços em atividades ligadas as áreas administrativas e técnicas da empresa, no prazo de 180 dias, sob pena de incidência de multas.

Contudo, a COSERN no lugar de cumprir o que foi determinado na Ação Civil Pública, em desobediência a tudo, tratou de apresar o processo de terceirização do RN. No dia 28 de fevereiro de 2012, a Empresa realizou a terceirização do atendimento de consumidores na cidade de Mossoró.

O processo de terceirização está consolidado nos atendimentos de consumidores e plantões avançados de Goianinha, Ceara Mirim, Assú, entre outros. Agora o alvo da COSERN é o atendimento de consumidores de Natal, para tanto já estão reformando um edifício na Av. Alexandrino de Alencar. Nas redondezas do local há um alto movimento de trânsito e não tem estacionamento como na frente do edifício sede da Empresa no baldo onde funciona o atendimento há anos.

A COSERN ainda realiza a terceirização de todo serviço de fiscalização de redes, linhas, consumidores em todo o estado inclusive na Grande Natal. O objetivo da Empresa é apressar enquanto corre a ação, com seus devidos recursos, para ao final, não haver praticamente nada a ser privatizado.

Não há limites para ganância da COSERN quando se trata de aumentar ainda mais a sua lucratividade. Abaixo a privatização! Respeito à justiça e aos trabalhadores!