Encontro do SINTERN define rumos da Campanha Salarial 2012/2013
10 de setembro de 2012 | Autor: Direção do SINTERN

A direção do SINTERN realizou nos dias 5 e 6 de agosto o Encontro dos Eletricitários do Rio Grande do Norte. O evento teve como objetivo debater as principais bandeiras de luta e discutir ações de planejamento para Campanha Salarial 2012/2013 dos trabalhadores da Cosern.

O Encontro teve início com o presidente do SINTERN, José Fernandes, agradecendo a presença dos trabalhadores e dos palestrantes convidados. “A força de nossa categoria vem da presença em todos os momentos da Campanha, ou seja, do planejamento, organização e execução da luta”, afirmou José Fernandes.

Os debates começaram com a Análise Econômica e Política em uma Conjuntura de Crises seus Reflexos. A temática teve como abrangência as expectativas para 2012/2013 no Setor Elétrico. Para falar sobre o assunto foi convidado o Presidente da FNU, Franklin Moreira, que fez uma importante exposição sobre o setor elétrico enfocando as condições de trabalho, revisão tarifária, concessões, aposentadoria especial, entre outros.

Em seguida o presidente do Sindágua/RN, Alberto Moura, fez um importante relato sobre a terceirização no setor de saneamento. “A troca de experiências e o apoio recíproco contra a precarização das condições de trabalho decorrentes da subcontratação de serviços são frentes de luta comuns. Por isso devemos nos unir cada vez mais para novos desafios”, disse Alberto Moura.

No segundo painel do Evento, a direção do SINTERN fez um balanço da ação sindical. José Fernandes e os diretores do Sindicato, Ari Filho, Paulo Barateiro e Pedro Damásio fizeram um breve análise sobre a campanha específica e unificada.

O histórico das lutas e das conquistas foi discutido pelos diretores sindicais. Ao Final da exposição houve relato sobre o andamento das ações judiciais nas questões dos aposentáveis e aposentadoria, entre outras.

No segundo dia do Encontro o diretor-técnico do DIEESE Melquizedeque apresentou um levantamento de expectativa e objetivos em relação a campanha salarial de 2012. Os dados mostraram a realidade das negociações salariais no setor elétrico bem como a macro conjuntura da economia e suas perspectivas para as Campanhas Salariais para o segundo semestre.

Depois houve a abertura do segundo painel do dia com o planejamento  e elaboração da Pauta da Campanha Salarial 2012/2013. Pedro Damásio apresentou a pesquisa de opinião sobre a campanha salarial elaborada e aplicada pela direção do SINTERN.

Ao final do evento, Paulo Barateiro, juntamente com todos os presentes, analisou as cláusulas da pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013. Esta pauta será apresentada em breve nas assembléias que serão realizadas em todo o estado.

Para todos os presentes, o Encontro foi um sucesso seja pela organização, nível dos debates e pelos encaminhamentos. Fica a certeza que juntos e determinados os trabalhadores podem mais em sua luta pelas melhorias salariais e nas condições de trabalho.