Negociações são iniciadas com 8 cláusulas acordadas
01 de novembro de 2012 | Autor: Direção do SINTERN

Na negociação realizada hoje, dia 1º de novembro, foram negociadas 8 cláusulas da Pauta do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013. Apesar de não terem modificações com relação ao Acordo Coletivo anterior, estas cláusulas foram analisadas de modo a que fossem apresentadas melhorias redacionais tanto pela bancada dos trabalhadores como pelos representantes patronais (veja quadro de negociação).

Inicialmente, os diretores do SINTERN enfatizaram a necessidade de negociar um Acordo Coletivo que motivem os trabalhadores a continuar a desempenhar suas atividades. Isso passa necessariamente pelo reconhecimento e valorização profissional.  Condições para isso a COSERN tem, tanto que é a Empresa com melhor resultado financeiro entre as empresas do Grupo Neoenergia.

Os desafios na negociação serão grandes. Os trabalhadores estão cientes das dificuldades, mas desejam que as discussões avancem para o atendimento de suas reivindicações.

Ficou ainda definido que as negociações serão realizadas no Hotel Pestana, nos dias e horários anteriormente acordados (veja cronograma de negociação). Também foi estabelecido de comum acordo que a ata de cada reunião será elaborada e assinada logo após a realização de cada negociação.

O desafio é superar as divergências na mesa de negociação. Contudo, o clima dentro da categoria não está dos melhores com a COSERN, principalmente após crescente onda de demissões de trabalhadores.

Um tema que os trabalhadores cobraram providências da COSERN foi a questão dos contra-cheques. A categoria,principalmente do interior do Estado, reivindica que o documento volte a ser impresso e entregue pela Empresa, inclusive com a discriminação de parcelas de descontos. A reivindicação será novamente discutida com a bancada patronal, uma vez que houve resistência sobre seu atendimento.

Os trabalhadores devem aguardar mobilizados o andamento das negociações. Não há conquistas sem luta.

Cláusulas pactuadas no dia 1º de novembro de 2012

Cláusula Primeira - Âmbito de Aplicação – pactuadas conforme pauta;

Cláusula Sétima - Pagamento dos Empregados – pactuadas conforme pauta;

Cláusula Oitava - Décimo Terceiro Salário – pactuadas conforme pauta;

Cláusula Décima - Gratificação de Função – pactuadas conforme pauta;

Cláusula Vigésima - Complementação do Auxílio Doença e Acidentário – pactuadas conforme pauta;

Cláusula Vigésima Segunda - Assistência ao Filho Excepcional – pactuadas conforme pauta;

Cláusula Vigésima Quarta - Assistência Jurídica/Acidentes em Serviço – pactuadas conforme pauta;

Cláusula Trigésima Oitava - Abono Pecuniário de Férias – pactuadas conforme pauta.

Cronograma de negociação

Terça-feira, dia 13/11, às 14h, no Hotel Pestana;

Terça-feira, dia 20/11, às 14h, no Hotel Pestana;

Terça-feira, dia 27/11, às 14h, no Hotel Pestana.