VOCÊ SABE O QUE É MAIS-VALIA?
27 de novembro de 2012 | Autor: Direção do SINTERN

Mais-Valia é um conceito fundamental da economia política marxista, que consiste no valor do trabalho não pago ao trabalhador, isto é, na exploração exercida pelos capitalistas sobre seus assalariados. Marx, considerava que o valor de toda a mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessário para produzi-la.

Pois bem, já que sabemos o conceito de mais-valia, veja como a COSERN procede com os seus trabalhadores. Vamos por parte como dizia Jack.

1) O empregado paga as horas em virtude do feriado ponte, ou seja, “imprensado”, para poder usufruir do “FERIADÃO” e se programa para curtir com a família;

2) Na quarta feira, véspera do FERIADÂO a gestora solicita que o empregado permaneça de sobreaviso; e que o mesmo, provavelmente irá trabalhar. O empregado cumpre a determinação, permanece de sobreaviso e lógico perde o “FERIADÃO”, e quando chega na segunda-feira, simplesmente a gestora diz que a COSERN não paga as horas extras e o sobreaviso. Depois de muita conversa, resolve pagar as horas extras;

3) E as horas que o empregado trabalhou, no total de 08 horas, para usufruir no “FERIADÃO” e não usufrui em face da COSERN lhe convocar para sobreaviso e trabalho extra?

O problema se resume no fato de que os gerentes e gestores, para cumprirem suas metas e ganharem mais PLR, querem reduzir as despesas, não se importando com o prejuízo gerado aos trabalhadores. Lembramos à COSERN que as 08 horas trabalhadas pelo empregado são devidas como extras. O Sindicato não permitirá que a COSERN, seus gerentes e gestores pratiquem a MAIS-VALIA.

4) O Sindicato vai denunciar esta prática ao Ministério Público do Trabalho – MPT e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE.