COSERN apresenta nova proposta sem vergonha
28 de novembro de 2012 | Autor: Direção do SINTERN
Fonte: direção do SINTERN

Após pressão da bancada dos trabalhadores para que a COSERN apresentasse proposta para a pauta específica do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013, infelizmente não obtivemos êxito, uma vez que não houve nenhum avanço nas propostas. O que foi ofertado está muito aquém das expectativas dos trabalhadores. Por isso, a direção do Sindicato elaborou uma contraproposta e apresentou à Empresa.

A COSERN mostra que as práticas nefastas tão combatidas pelos trabalhadores tendem a continuar. Prova disto é a retirada de várias cláusulas e a falta de resposta para outras (veja quadro). A mobilização dos trabalhadores é a única saída para pressionar a Empresa a ceder e apresentar propostas dignas que atendam aos anseios dos trabalhadores.

Após muito bla blá blá, a COSERN apresentou uma proposta para a bancada laboral

Todas as cláusulas foram discutidas visando preservar os benefícios e direitos da categoria, contudo, quem decide são os trabalhadores em assembléia. Por isso, a mobilização marcada para a próxima quinta-feira, dia 29/11, ganha uma importância significativa para todos os trabalhadores, pois se faz necessário que eles, conscientes dos seus direitos, se mobilizem através de paralisações, “operação tartaruga”, ou até mesmo greve, a fim de que a COSERN entenda que precisa valorizar o seu patrimônio maior e mais precioso que é o SER HUMANO Vamos todos à luta por melhores salários e condições de trabalho!!!

Como milho às galinhas. veja as cláusulas pactuadas

11 – Afastamento remunerado – Fechada conforme ACT anterior.

16 – Almoço e Lanche – Serviço Extraordinário: Fechada conforme pauta, com exclusão dos parágrafos 7º e 8º.

23 – Seguro de vida – Fechada conforme ACT anterior.

25 – Assistência Social – Fechada conforme ACT anterior.

27 – Justificativa de Faltas – Fechada conforme ACT anterior.

33 – Ajuda Assistencial ao Sintern – Fechada conforme pauta.

34 – Dobra e Troca de Turno – Fechada conforme pauta, porém limitando a 8 vezes a possibilidade de troca de turnos por mês.

36 – Sobreaviso – Fechada conforme ACT anterior.

51 – Participação nos Lucros e Resultados/PLR – Excluir da pauta.

52 – Assédio Moral – Fechada conforme ACT anterior.

54 – Fim da Terceirização – Excluir da pauta.

56 – Adicional Noturno – Excluir da pauta.

57 – Plano de Carreiras, Cargos e Salários – Excluir da pauta.

62 – Fiscalização – Excluir da pauta.

63 – Excesso de Turno – Excluir da pauta.

64 – Retorno dos contracheques – Excluir da pauta.

66 – Participação dos empregados em reuniões da Cipa – Excluir da pauta.

A próxima reunião será no dia 30/11/2012 (sexta-feira), às 14h, em local a ser definido.