Programaçãod e luta: do 8 março, Dia Internacional da Mulher
07 de março de 2013 | Autor: CUT/RN
Fonte: CUT/RN

 

CONCENTRAÇÃO DA CAMINHADA:

08 de Março—15h na ASSEN.

 

Show em homenagem as mulheres:

Dia 08/03 - 18h Mayara Myrthes

Grupo de Mulheres de Hip Hop “Arte de Rua”.

Dia 09/03 - 19h Krystal, Dodora Cardoso e

Tânia Carvalho.

Local: Espaço Cultural ao lado do IFRN/Cidade Alta

 

08 de março é um dia em que as mulheres de todo o mundo unificam suas vozes para celebrar suas conquistas e vão às ruas para levantar bandeiras, denunciar violências e reivindicar igualdade. É um dia de reafirmação da luta contra o preconceito, por igualdade de direitos, por políticas públicas universais e de denúncia contra a opressão e a exploração. Nos mobilizamos pela construção de uma sociedade justa e com igualdade social.

 

Para que possamos fortalecer a luta pela construção de uma sociedade justa e igualitária, precisamos criar condições para estimular uma maior participação da mulher no espaço público, na política e também de rompermos os ciclos de violência sexista e a violência que o capitalismo nos impõe quando mercantiliza nossos corpos e nossas vidas .

 

Representamos hoje mais de 51% da população e do eleitorado brasileiro. Somos quase 50% da população economicamente ativa e 37% das chefes de família. Temos maior nível de escolaridade, mas continuamos com salários inferiores aos dos homens. Continuamos sendo violentadas, discriminadas e mortas (no Brasil a cada 15 segundos , uma mulher é vítima de violência) e o mais absurdo é que, na maioria das vezes, são os próprios companheiros, ex-maridos ou namorados os autores dessa violência. O nosso país é o 7º no mundo em assassinato de mulheres. Não dá mais para conviver com esse absurdo.

 

A ausência de mulheres nos espaços de poder e de decisão significa um déficit na democracia e uma dívida da sociedade com relação a todas nós. As mulheres ainda convivem com a sub representação nos parlamentos, apesar de serem a metade da população mundial. Precisamos avançar nesse debate. Para que possamos disputar os espaços de poder, é necessário que haja uma verdadeira reforma política, para enfrentar todas as formas de desigualdades e exclusão historicamente impostas às mulheres.

 

De maneira crítica, ousada e irreverente vamos às ruas nesse 08 de março dizer que nós queremos um mundo livre do capitalismo, machismo, racismo e lesbofobia. Essa é a cara do feminismo que defendemos e procuramos construir todos os dias do ano.

Reafirmamos nosso apoio à luta de todos e todas por terra.Nossa total solidariedade à resistência das mulheres de Apodi-RN, que fazem uma luta concreta e que carrega um simbolismo das lutas por terra, paz e ampliação de direitos no Brasil e no mundo.

 

Para mudar a vida das mulheres, precisamos mudar o mundo e para mudar o mundo precisamos mudar a vida das mulheres.

 

MULHERES EM MOVIMENTO MUDAM O MUNDO.

Vamos reafirmar a nossa luta!!! Participaram desta construção:

 

AACC - CUT - PT/RN - PT Natal - Fórum Potiguar de Economia Solidária - Instituto Pium de Cultura - Mandato Deputada Federal Fátima Bezerra - Mandato Deputado Estadual Fernando Mineiro - Mandato Vereador Fernando Lucena - Marcha Mundial das Mulheres - Movimento de Luta de Bairros e Favelas -Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - Organização Feminista Bandeira Lilás - Secretaria de Mulheres do PT - SINTE/RN - Nosso Mandato PT Vereador Hugo Manso.