Greve no sistema Eletrobrás/CHESF

O calendário de lutas dos eletricitários do sistema Eletrobras começou este ano com uma greve. A partir de 17 de janeiro, Furnas, CEPEL e Eletrobras começaram o movimento. Desde o dia 24, a greve foi seguida pelas demais empresas do grupo: CGTEletrosul, Chesf e Eletronorte.

As Assembleias Deliberativas realizadas nos dias 20 e 21 de janeiro do ano corrente, os trabalhadores e trabalhadoras da maioria das Empresas ELETROBRAS deliberaram pela Greve Por Tempo Indeterminado, a partir de 00:00 do dia 24 de janeiro, próxima segunda-feira, com fundamento na Lei n° 7.783/89.

A greve reivindica à direção da Holding e suas subsidiárias que aguardem o julgamento do mérito no TST da ação referente às alterações e aumento do Plano de Saúde (que afeta profundamente a qualidade de vida e trabalho de todos os trabalhadores e trabalhadoras das empresas), assim como, as demais reivindicações constantes nos Editais de assembleia de cada empresa do Sistema ELETROBRAS.

A greve também é um protesto contra o processo de privatização da Eletrobras que prossegue em total desrespeito ao TCU (Tribunal de Contas da União), onde o referido processo se encontra ainda em apreciação, com pedido de vista do Ministro Vital do Rêgo. Todos os estudos apontam que consumado esse processo, haverá aumento de custos ao consumidor.