Notícias do Sindicato

Proposta recusada!

A bancada dos trabalhadores rejeitam por unanimidade a proposta patronal.

Está recusada! Foi esta resposta da bancada dos trabalhadores para a proposta da representação patronal Eapresentada no dia 18/08/2021 para o Acordo Cole vo de Trabalho 2021/2022 da CPFL Energia Renováveis.

Não faltaram para resultar nesta avaliação, entre os quais o fato da empresa não contemplar minimamente a reposição integral da inflação. Os representantes sindicais enfatizaram a importância que a empresa reveja a proposta apresentada, de forma que contemple os itens das pautas de reivindicações.

A bancada dos trabalhadores solicitou ainda que a Empresa reavalie a solicitação de pagamento de um auxílio para os empregados que estão em home office, com a jus fica va de que os mesmos estão tendo um aumento de despesas decorrentes de contas de água, energia, internet, telefone, entre outros. Pelos representantes da empresa, foi ra ficada a data da próxima reunião, agendada para o próximo dia 25/08 às 9hrs, com obje vo de dar con nuidade as discussões.

Proposta da CPFL Energia Renováveis

> Reajuste dos salários vigentes em 31 de agosto de 2021 com o percentual de 3,10%, a par r de 01 de agosto de 2021, com exceção dos empregados que ocupam cargos de gerentes e diretores que terão regras próprias para correção salarial;

> Na Folha de Pagamento do mês de janeiro de 2022, será aplicado sobre os salários vigentes em 31 de dezembro de 2021 o percentual de 5,71%, totalizando a par r de janeiro de 2022, a integralidade do índice inflação medido pelo IPCA do período de 01/08/2020 a 31/07/2021, ou seja, 8,99%.

> Reajuste com o percentual de 8,99% nos seguintes benefícios:

> PLR 2021: Manutenção do atual Programa de Participação Itens que a empresa propõe manutenção nas condições nos Resultados com alteração dos potenciais de ganho, atuais:
> Assistência Média Hospitalar: Inserção de um fator moderador/copar cipação em consultas emergenciais, consultas ele vas e exames de baixa complexidade, no percentual de 20% do custo do procedimento.

> Vigência do Acordo Cole vo de Trabalho pelo período de 01 ano, ou seja, de 01 de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022.

> Troca de Pontes e Feriados: Possibilidade de efetuar a troca de dia de gozo de feriado, nas situações em que o mesmo cair em Pontes de Feriados, não podendo coincidir com folgas, DSR e outros feriados, mediante a comunicação da empresa aos sindicatos;

> Homologações: Incluir na redação atual, a possibilidade de realizar a homologação de forma virtual, através de ferramentas que permitam essa modalidade.

Itens que a empresa propõe manutenção nas condições atuais:
> Adiantamento Salarial e Pagamento Mensal
> Jornada de Trabalho

> Horas Extras

> Banco de Horas (Para os sindicatos que possuem a previsão em acordo cole vo)

>Adicional Noturno

> Reflexo das Horas Extras e Adicional Noturno

> Adicional de Turno

> Turno Ininterrupto de Revezamento

> Sobreaviso

> Fiança Imobiliária

> Previdência Privada

> Gra ficação por Aposentadoria (Para os sindicatos que possuem a previsão em acordo cole vo)

> Complementação do Bene cio Previdenciário

> Vale Transporte

> Seguro de Vida em Grupo

> Empregado Estudante

> Férias

> Licença para Mãe Adotante

> Aperfeiçoamento Profissional (Para os sindicatos que possuem a previsão em acordo cole vo)

> Relações Sindicais

> Reclamações Trabalhistas

> 13º Salário

>Licenças

> Ponto Eletrônico

> Demais Condições

> Hora Sindical

> Contribuição Assistencial

> Multa Norma va

> Revisão, Denuncia, Prorrogação ou Revogação

> Juízo Competente

> Compromisso

> Compensação da Jornada

Itens que na visão da empresa não são possíveis de serem atendidos nesta negociação para a pauta específica do SINTERN:

> Piso Salarial de Operador, Nível Médio e Superior

> Piso Salarial de Engenheiro

> Ajuda de Custo (Diária VR)

> Auxílio Moradia

> Despesas com Alimentação em Serviço Extraordinário

> Auxílio para Filhos Deficientes

> Função Dupla

> Anuênio

> Igualdade de Oportunidades

> Recrutamento Interno e Oportunidade

A bancada dos trabalhadores espera que a empresa apresente uma proposta que contemple o atendimento da pauta de reivindicações da categoria, estacando principalmente:

> Reajuste nos Salários aplicado de forma integral com ganho real;

> Reajuste do Auxílio Refeição com ganho real;

> Reajuste do Vale Natal equiparando ao valor pra cado na RGE;

> Com relação a PPR, entendem que houve uma evolução com relação ao potencial de ganho do grupo dos “demais cargos”, no entanto, não concordam com a proposta de redução no potencial de ganho dos cargos de supervisores, advogados, analistas, auditores, engenheiros, compradores, geólogos e técnicos especialistas. Sugeriram ainda, a adoção de um valor mínimo de referência para a PPR;

> Com relação ao AMH, não concordam com a inserção de fator moderador/copar cipação de 20%, no entanto, sugeriram a criação de um grupo para discussão do tema após a assinatura do acordo cole vo;

> Com relação as Homologações, entendem que é possível realizar de forma virtual, em situações excepcionais;

> Vigência do Acordo Cole vo pelo período de 02 anos, com discussões dos itens econômicos na data base de 2022 ou com a definição desde já dos percentuais a serem aplicados em 2022, condicionada a reposição integral da inflação e ganho real.

> Adequação da cláusula de Licenças Diversas equiparando com as prá cas da CPFL Paulista e Horas Extras pagas com adicional de 100% aos sábados.

Juntos somos fortes!